• Márcia Mesquita

Você tem MOTIVAÇÃO suficiente para conquistar seus objetivos mais elevados?

A motivação tem um papel fundamental para tudo o que fazemos.

Ignorar este poderoso combustível, pode significar atraso ou fracasso em nossos planos. Entenda como manter-se automotivado para avançar em seus objetivos.



Para ser feliz e realizado na vida pessoal e profissional é fundamental estar motivado. Basicamente, motivação nos dá a esperança de olhar para o futuro e sonhar mais alto. É a força que nos impulsiona a seguir em frente e buscar a transformação necessária para chegar exatamente onde desejamos. Por isso, ao enfrentarmos dificuldades no caminho em direção aos nossos objetivos mais elevados, manter-se motivado será o combustível que vai garantir nossa chegada!


Você sabe o que o motiva? O que motiva você a entrar em ação, como o próprio nome já diz? Este seria um dos primeiros passos para usarmos esta força propulsora: saber o que nos move para o sucesso, seja qual for a área da vida. Todos nós temos uma “razão maior” para nos esforçarmos e superar qualquer barreira para alcançar grandes conquistas.


Algumas vezes, torna-se um pouco difícil manter a motivação porque sofremos influências negativas, tanto do ambiente interno, quanto externo. E, para se proteger de tais circunstâncias, é imprescindível cultivar pensamentos positivos e estar vigilantes quanto à nossa percepção das coisas, independente do que as pessoas falam ou do que acontece ao nosso redor.


O fato é que devemos enfrentar e superar as ameaças negativas a que somos expostos, constantemente. É você quem deve decidir assumir o controle. Afinal, quem está no comando da sua vida? A partir do momento em que você decide controlar ou gerir os acontecimentos, vai sentir-se mais seguro e confiante sobre suas próprias determinações, sem permitir que forças contrárias interfiram em seus planos.


A motivação pode não ser o suficiente para que muitas pessoas entrem em ação, pois é bastante fácil para o ser humano permanecer em sua zona de conforto, “protegidos” no cenário que já conhecem. Teoricamente, por melhor ou pior que seja, esta condição não leva a surpresas ou riscos... A propósito, você já tentou dar uma espiada no que está além da tal zona de conforto? O que, exatamente, o impede de fazer isso? Medo? Vergonha? Desmotivação?


É importante ter consciência do que realmente nos motiva a buscar cada objetivo. No entanto, antes de mais nada, é essencial definir objetivos bem claros, pois se você souber para qual direção está indo, vai conseguir manter o foco mais facilmente, desviar-se dos obstáculos que surgirem durante a jornada e continuar motivado a alcançar seu propósito!


Na sequência, um bom planejamento vai dar consistência ao objetivo devidamente especificado e permitir que você se mantenha orientado para suas metas com muito mais garra. Durante esta fase, você deve, sim, projetar-se além da zona de conforto e dar um passo “fora da caixa”, a fim de descobrir capacidades em você e possibilidades que nunca imaginou antes. Ao executar seu projeto, não se preocupe com pequenas derrotas que possam ocorrer. Se necessário, refaça seus planos, identifique lacunas e mude as estratégias. Siga sempre em frente e supere cada obstáculo. Lembre-se: o fracasso ensina o que não devemos fazer e ainda nos deixa grandes lições.


Por fim, para manter em alta o seu nível de motivação, procure evitar pessoas e pensamentos negativos. As palavras têm poder e o negativismo tende a restringir o seu potencial, levando a desmotivação total. Se você sabe precisamente o que quer e acredita em seus planos, concentre-se nesta direção! Somente decida fazer alterações, se realmente entender que será oportuno, independente do que os outros dizem (a menos que sejam críticas construtivas). Observe que, certas vezes, abrir espaço para interferências externas, que não agregam positivamente, acaba significando mais limitações para bloquear seu caminho.


Admita para si mesmo que VOCÊ, e mais ninguém, deve consagrar todo o potencial que há em sua vida e sustentar a automotivação necessária para fazer valer a pena cada dia. Saiba que, ao manter um estado feliz, sua mente trabalha mais rápido e as ideias se multiplicam, gerando novas oportunidades. Então, libere seus sonhos e defina como deseja aproveitar esta intensa viagem rumo ao sucesso. Sem esquecer daquela boa dose de motivação, é claro!
ECoaching fundotransparent.png

Inscreva-se em nosso Mailling

E seja notificado sempre que houver uma nova publicação.

  • Facebook
  • Instagram