• Márcia Mesquita

Como o Mind Mapping torna suas principais atividades mais organizadas, produtivas e eficazes.

Recebo muitas perguntas como usar esta técnica incrível nas principais atividades do dia a dia. Neste artigo, mencionei alguns exemplos da aplicação dos Mind Maps.

O Mind Mapping – Mapeamento da Mente – é uma técnica de aprimoramento do pensamento criativo, que potencializa o aprendizado e a eficiência de indivíduos e organizações. Estamos falando de um sistema revolucionário para capturar ideias e informações, de forma dinâmica e inteligente, elevando a capacidade de compreensão e ação direcionada.

Pode ser aplicado a qualquer tarefa e vai ajudar o ser humano a pensar com mais clareza e aumentar seu desempenho. Com o uso diário de Mind Maps – Mapas Mentais – o indivíduo percebe rapidamente as mudanças, tanto profissional, quanto pessoal, pois, além de tornar-se muito mais produtivo e criativo, também vai reduzir o nível de stress e ansiedade.


Conheça algumas situações que nos desafiam diariamente e entenda como a técnica pode contribuir para o sucesso destas atividades:


1. Lembrar todos os detalhes do dia-a-dia.


Com o dia-a-dia cada vez mais sobrecarregado, muitas pessoas apresentam dificuldades para lembrar de informações importantes, ideias úteis e fatos relevantes. Você se identificou com este cenário? Então saiba que uma excelente ferramenta para otimizar a memória é o Mind Mapping. Com o uso de palavras-chave e fáceis de memorizar, os Mind Maps dividem as informações a partir do tema central, que acionam conexões no cérebro e facilitam a lembrança.


Para conectar com informações específicas no Mind Map, usa-se cores significativas, que vincula o visual ao lógico e cria atalhos mentais para potencializar a memória. Incluir recursos visuais também facilita, já que são processadas ​​instantaneamente pelo cérebro, tornando-se muito mais fácil lembrar da informação em símbolos representativos do que frases longas. Portanto, a personalização de um Mind Map com imagens e cores fortalecem a conexão do indivíduo com o conteúdo para ajudá-lo a lembrar de todos os detalhes.


2. Organizar a alta demanda de informações.

Constantemente, lidamos com tantas informações, que dificulta cada vez mais ter um bom aproveitamento e, muito menos, acessar com facilidade. Usando uma palavra-chave por ramo, o Mind Map captura apenas os detalhes mais importantes, permitindo consolidar grandes quantidades de informações, em notas claras e concisas. Um Mind Map reduz “incontáveis” páginas de material a uma única página, mantendo todos os seus pensamentos juntos. Com uma visão organizada das anotações, torna-se possível ver rapidamente as conexões entre os tópicos, fatos e ideias, facilitando a gestão de grandes volumes de informação, consideravelmente!


3. Tomar decisões mais inteligentes.

Sabemos que tudo na vida é resultado de uma decisão. Também sabemos que, para tomar boas decisões, é fundamental ter clareza sobre o contexto! Muitos de nós já enfrentamos problemas e tivemos dificuldades para avançar em decisões importantes por não ter certeza sobre o passo mais assertivo.


O Mind Mapping é fantástico para auxiliar em situações como esta! Experimente usar os principais ramos para identificar as diferentes soluções disponíveis e explorar as possibilidades de cada opção através dos sub-ramos. Fazer o mapeamento das possíveis decisões, usando palavras-chave, vai ativar associações em seu cérebro e desencadear novas ideias. Esta técnica permite ter uma visão ampla do contexto, realizar uma cuidadosa análise de cada opção e preparar a pessoa para tomar a melhor decisão, com base em todos os fatos.


À medida que nossa mente trabalha de forma mais criativa em busca de soluções, desenhando novas ideias, começamos a encarar os problemas e tomada de decisões com uma perspectiva mais ampla e positiva. Certamente, muitas informações e ideias que ainda não estavam em seu “radar” de atenção vêm à mente e passam a compor novas alternativas.


4. Aumentar a produtividade.

Muitas vezes, parece que todas as horas do dia são poucas para concluirmos todas as atividades necessárias. E o nível de stress só aumenta quando pensamos em tudo que ainda precisamos fazer! Para dar uma mãozinha e potencializar nossa capacidade produtiva, o Mind Map é a ferramenta ideal para facilitar qualquer tarefa como planejar e gerenciar eventos, reuniões, projetos e até mesmo a agenda diária.


A construção e mapeamento das atividades são pensadas de forma mais inteligente, otimizando o tempo e a execução. É comprovado que o Mind Mapping aumenta a produtividade em, pelo menos, 30%. Uma simples olhada no Mind Map, devidamente elaborado para cada situação, permite ter uma perspectiva clara e objetiva do que precisa ser realizado. A visão panorâmica das informações relevantes facilita a coordenação de uma série de tarefas. Além de torna-se muito mais fácil promover alterações ou novas inclusões com imediato direcionamento, evitando distorções, contratempos e falhas por falta de clareza.


5. Criar apresentações com estilo e alto impacto.

Apresentar-se diante de uma plateia, mesmo que seja em uma reunião interna, requer planejamento e preparação. Ao criar um Mind Map para organizar uma apresentação, podemos gerar mais ideias e ter certeza de que nossos tópicos serão completamente explicados com fortes argumentos.


O mapeamento de um plano em formato radiante de Mind Map favorece a visualização estrutural da apresentação. O que contribui para estabelecer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão a partir de palavras-chave. Com isso, o Mind Mapping concentra sua mente nas principais informações, diminuindo a probabilidade de sair do tópico, começar a divagar ou ser prolixo.


Com uma apresentação preparada de forma mais inteligente, podemos concentrar nossos esforços em uma entrega mais consistente e impactante.


6. Manter o foco nos objetivos.

Trabalhar exaustivamente não significa a certeza dos resultados esperados. Você já sentiu que se dedicou muito a um trabalho, mas não conseguiu chegar nem próximo do ponto desejado? Uma das principais razões pelas quais deixamos de lado nossos objetivos é porque não temos clareza ou nos perdemos do cenário geral.


O Mind Mapping proporciona uma visão clara do seu objetivo e detalhamento das metas para alcançar o alvo final. O grande ganho está em conseguir enxergar de que forma suas metas a curto prazo terão importante efeito a longo prazo, sem perder a visão de todo o caminho.


É realmente muito eficaz consolidar as metas para os próximos dias, semanas, meses ou até anos em uma única página para acompanhar o progresso da jornada. Com isso, quando nos sentirmos sobrecarregados, podemos olhar para o Mind Map e lembrar o que é importante, priorizar as ações e garantir o foco.


7. Planejar e conduzir reuniões mais produtivas.

Reuniões mal planejadas e improdutivas desperdiçam tempo, energia e geram poucos resultados. Para garantir a eficácia de uma reunião, sugiro montar um Mind Map da agenda e enviar na convocação da equipe. Isso vai garantir que o foco e os objetivos da pauta sejam claros para os envolvidos, demostrando que existe um plano definido e que o valioso tempo de todos será produtivo. Durante a reunião, acompanhe e anote no Mind Map anteriormente elaborado. Seu layout fornece uma pré-estrutura que torna possível explorar cada objetivo, sem perder-se nos detalhes ou desviar-se da pauta.

Também é bastante eficaz registrar a Ata da reunião diretamente no Mind Map, seguindo os pontos principais com facilidade e mantendo anotações coerentes, mesmo quando a discussão transita entre os tópicos. Conforme avançar, adicionar ramos para representar a ação que deve ser executada para atingir cada objetivo. Após a conclusão da reunião, você terá uma descrição clara da agenda, notas e ações a serem executadas em uma única página útil.


Neste artigo, apresentei apenas algumas das atividades que podemos tornar mais dinâmicas com a aplicação dos Mind Maps em nossa rotina diária. Um método que nos ajuda a pensar com mais clareza, aumentando o entendimento e desempenho ao executar uma grande variedade de tarefas.


Qualquer dúvida ou opinião sobre o método, deixe nos comentários ou entre em contato.

ECoaching fundotransparent.png

Inscreva-se em nosso Mailling

E seja notificado sempre que houver uma nova publicação.

Obrigada! Você será sempre atualizado sobre nossas publicações.

Lembre de verificar sua caixa de SPAM e marcar nossos e-mails como CONFIÁVEL.

  • Facebook
  • Instagram