• Márcia Mesquita

Afinal, o que é Mind Mapping? O que está por trás desta técnica incrível?

Entenda mais sobre a técnica de aprimoramento da criatividade e produtividade, que pode melhorar o aprendizado e a eficiência de indivíduos e organizações.



Estudos revelam que o ser humano tem cerca de 70 mil pensamentos por dia. E esse conteúdo gigantesco estaria dividido em 3 mil pensamentos por hora e 50 por minuto. Estamos falando apenas de uma estimativa levantada por neurocientistas e bem aceita por várias organizações e profissionais da área. No entanto, mesmo que consideremos uma boa variação nestes números, ainda há uma soma bastante expressiva para processarmos diariamente.


Então, imaginem como podemos gerir tanta informação para realmente ter efetividade das ideias e transformá-las em resultados? Este foi um dos questionamentos que inspirou o psicólogo e escritor inglês Tony Buzan na criação do Mind Mapping - Mapeamento Mental, em português.

Tony Buzan

Ainda no início da faculdade, após procurar por alguma literatura que explicasse a formação do pensamento, ele apenas encontrou bibliografias que tratavam sobre o funcionamento do cérebro. Entendendo que havia um conhecimento ainda inexplorado e que tinha muito mais para aprender sobre a mente, além da “máquina” que concentra toda a energia criativa, Tony Buzan decidiu ir a fundo em suas pesquisas e entender como pensamos.


Durante muitos anos, ele pesquisou sobre a psicologia do aprendizado, da memória e do desenvolvimento do pensamento. Após 40 anos de estudos e vários experimentos, em 1970 sua genialidade chegou a uma poderosa técnica gráfica que fornece uma chave universal para desbloquear o potencial do cérebro.


Mind Map (Mapa Mental) é a ferramenta criada por Tony Buzan, que já foi utilizada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, usada dentro de organizações como Apple, Microsoft, Intel, Disney, entre várias outras. Trata-se de uma expressão do pensamento, que reproduz uma função da mente humana. Ou seja, o Mind Map é um espelho de como funciona a nossa forma de pensar, permitindo acessar as ideias com clareza e eficácia.


Originalmente, os mapas mentais são desenhados à mão, usando folhas de papel na posição horizontal e canetas esferográficas coloridas. E durante muitos anos, esta foi a única forma usada para sua elaboração. Até que o inventor da técnica estabeleceu uma parceria com a empresa inglesa Open Genius e aprovou a criação de uma plataforma on-line. Seu único cuidado com o uso da tecnologia foi para que não se perdesse o conceito original e mantivesse toda a metodologia estudada e pensada por ele para gerar alta performance mental.


A construção de um Mind Mapping, de acordo com o Estilo Buzan, prevê que sejam mantidas quatro características essenciais:

1. O tema principal é representado em uma imagem central.

2. Os pontos básicos, ligados ao tema em questão, irradiam da imagem central como ramos.

3. Toda informação é determinada por imagens, palavras-chave e cores associativas, que devem estar dispostas nos ramos, seguindo as linhas correspondentes.

4. Os ramos formam uma estrutura que é conectada aos pontos mais importantes, seguindo uma hierarquia. Quanto mais próximo do centro, mais relevantes são as informações. E os tópicos menos importantes também são representados como filiais ligadas ao nível superior.

Este mapeamento pode ser aplicado em todos os aspectos da vida em que se almeje elevar o desempenho humano através da otimização do aprendizado e da organização da mente. Neste caso, acredito que seja essencial para TUDO na vida!


Devido à sua elevada capacidade de gerar e organizar um conjunto infinito de pensamentos, o Mind Map tem sido usado de diferentes formas. Algumas das aplicações mais populares incluem gestão de projetos, de reuniões, de comunicação, brainstorming, listas de atividades, recursos visuais, melhoria da memória, anotações, apresentações e aprendizado. Na leitura, o uso da técnica é excelente para absorver o conhecimento, pois é possível capturar a essência ou pontos-chave de um livro ou texto, transformando-os em mapas mentais descritivos e de fácil acesso à informação.


O Mind Mapping representa uma ajuda poderosa para estimular o pensamento inteiro do cérebro, envolvendo seus dois hemisférios: direito e esquerdo. Isso significa que se torna possível usar, ao mesmo tempo, nosso lado racional (lógico) e emocional (criativo), estabelecendo um processo que vai gerar resultados simultâneos e muito mais elevados. Isso ocorre porque o mapa permite que o usuário registre uma grande quantidade de informações em uma única página e possa, facilmente, visualizar e relacionar todos os conceitos expostos.



A apresentação visual e panorâmica das ideias permite pensar sobre um determinado assunto no sentido global, aumentando a flexibilidade mental e estimulando a criatividade. O que não acontece, por exemplo, quando uma pessoa faz anotações, estuda ou cria através do modo tradicional, utilizando a escrita linear.


Pense na última vez que você preparou uma apresentação ou escreveu um artigo. Quão difícil foi começar? Como exatamente o processo fluiu? Geralmente, ao criar um esboço, o escritor precisa esperar até a primeira ideia aparecer, depois aguardar até surgir o próximo pensamento, seguindo uma ordem exata, em subconjunto do primeiro. Obviamente nosso cérebro não funcionam desta maneira, já que inúmeros pensamentos, imagens e impressões ocorrem simultaneamente. E com toda esta explosão de ideias, o sistema de escrita linear dificulta o fluxo, não permitindo esboçar e acompanhar toda a complexidade do pensar. A boa notícia é que o Mind Mapping acompanha perfeitamente este grande fenômeno da natureza humana e nos ajuda a acessar com eficácia nosso principal recurso: a mente!


Para finalizar, não posso deixar de registrar toda minha gratidão ao mestre Tony Buzan, que faleceu em maio deste ano e nos deixou este legado tão importante!!! Sou imensamente grata por ter acessado todo este conhecimento e ter a oportunidade de ser uma trainer licenciada da Tony Buzan International Ltd. Sem dúvida, sua missão segue neste plano através do seu dedicado trabalho para entender e potencializar a arte de pensar.

ECoaching fundotransparent.png

Inscreva-se em nosso Mailling

E seja notificado sempre que houver uma nova publicação.

  • Facebook
  • Instagram